quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Capadócia

No dia em a Turquia faz um minuto de silêncio pela morte do seu primeiro presidente, Ataturk, cheguei a Nevşehir vindo de Kayseri, são ambas duas cidades na Capadócia, uma das regiões mais bonitas e turísticas da Turquia. Capadócia quer dizer "terra dos belos cavalos" no tempo da Pérsia. Fiquei por três dias em Göreme, o nome traduzido dá algo do género "a cidade que não se vê" e realmente fica bem escondida num vale, só se consegue ver mesmo quando estamos praticamente a chegar. Nesta pequena cidade/vila existe um museu ao ar livre com várias igrejas e casas na montanha, é de visita obrigatória e foi isso que fizemos logo quando chegamos depois de deixarmos as malas no hotel.
Ainda pensamos viajar sozinhos pela Capadócia, mas como é enorme e tínhamos pouco tempo arranjamos um guia turístico que por acaso até é o dono do Hotel em que ficamos, mas existem imensas empresas de turismo e acreditem vale bem a pena contratar uma porque existem locais que não existe transporte possível, só mesmo as carrinhas dos guias passam por lá.
No segundo dia fizemos então um percurso grande, visitamos uma cidade subterrânea chamada Derinkuyu; a seguir fomos visitar o vale Ihlara, onde caminhamos um pouco sobre chuva, mas ao final esperávamos uma bela refeição turca; na parte da tarde visitamos a Catedral de Selime, é algo impressionante, construída dentro de uma montanha, no final do dia esperávamos uma explicação num centro de interpretação sobre as pedras da região. No final da noite para a felicidade dos portugueses começou a nevar.
No ultimo dia, com algumas coisas brancas da neve foi tempo para mais umas visitas guiadas, primeira paragem foi no Vale do Amor, onde vimos um balão de ar quente a sobrevoar a zona (comum na zona, as viagens de balão custam à vota de 110euros e duram uma hora, esta viagem vai ter que ficar para outra altura); a seguir tivemos no vale da imaginação, existem várias pedras que dão a ideia de pessoas/objectos/animais; antes de almoço ainda vimos outro vale, desta vez o Vale dos Pombos, existem várias casas de pombos nas encostas da montanha, as pessoas usavam o excremento dos pombos para fertilizar as terras, no final esperávamos umas senhoras muito simpáticas e poliglotas a vender umas bonecas, lá se safaram connosco, acho que todos lhe compraram qualquer coisa; antes de regressarmos à base ainda tivemos tempo para ver o símbolo da Capadócia e um centro de interpretação sobre peças em barro, que depois são pintadas à mão.
E ao inicio da noite já estávamos a caminho de Istambul, foram mais de 10horas num autocarro.

Balão sobre o Vale do Amor
Símbolo da Capadócia
Capadócia - Terra dos Belos Cavalos

Interior de uma das Igrejas do Museu de Göreme
As senhoras simpáticas

Vale Ihlara



Sem comentários:

Enviar um comentário